cards-05
Mude essa realidade

Doação de sangue ou compromisso social ?

0 18

Reflexão importante a ser feita, em especial porque quase sempre nossos bancos de sangue andam na “reserva”, no que diz respeito ao estoque. Em especial, na proximidade das datas comemorativas de final de ano, torna esse período importante para promover o ato solidário da doação de sangue. Portanto, neste dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. O intuito desta data é gerar impacto para quem ainda não praticou o este ato. Dessa forma é possível sensibilizar toda população para a importância da doação. O sangue doado é destinado às pessoas com doenças hematológicas, câncer, cirurgia de grande porte e emergências.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil conta com 1,6% da população brasileira doadora. Por outra perspectiva, a cada mil habitantes, 16 são doadores e estão divididos em 62% do sexo masculino e 38% feminino. O próprio Ministério da Saúde considera como um processo de conscientização da população, porém reforça a promoção e o fortalecimento de ações relacionadas a doação de sangue voluntária para manutenção dos estoques. O mesmo órgão afirma que, em 2017 foram coletadas 3,4 milhões de bolsas de sangue e realizadas 2,8 milhões de transfusões. 34% são feitas por alguém motivado no serviço, família ou amigos de quem vai receber e 66% são espontâneas.

– Requisitos e restrições para doação de sangue:

Pessoas entre 16 e 69 anos com mais de 50 quilos, sendo os menores de idade com consentimento formal dos responsáveis e acima de 60, somente se já realizou a doação anteriormente até os 60 anos. Além disso, o doador deve estar descansado e não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes e não estar de jejum. O procedimento para doação é simples, rápido e totalmente seguro. Os materiais utilizados para cada processo são descartados, o que ele elimina qualquer possibilidade de contaminação.

O tempo de intervalo entre as doações são de dois meses para homens e três meses para mulheres. A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três anuais para mulheres.

Os impeditivos para realizar a doação são aquelas pessoas que já tiveram quadro de hepatite após 11 anos de idade, doenças transmissíveis pelo sangue, doença de chagas, uso de drogas injetáveis e malária.

Segue a lista de Hemocentros nas grandes capitais pelo país: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue/hemocentros-no-brasil

Ou você pode entrar em contato com a secretaria de saúde da sua cidade para conhecer Hemocentros fora dos grandes centros urbanos, para se tornar um doador.

 

O Movimento IR do BEM reafirma o compromisso social que tem com as causas de DOAR, seja o sangue, seja seu tempo ou Imposto de Renda em prol de diversas ações ou projetos que transformam a realidade de nosso país. QUEM DOA AMA. Seja um multiplicador do amor!

#DoaçãodeSangue #Solidariedade #IssoMudaOBrasil #SalveVidas #DOEseuIR #DOEseuTempo #IRdoBEM #CulturaGeraFuturo #IssoMudaoBrasil

CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

About the author / 

admin

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *