WhatsApp Image 2020-04-02 at 14.05.31
Prevenção em tempo de Covid

Saúde mental no período de prevenção

0 17

Quando se toca no assunto “isolamento social” e suas conseqüências logo se fala em economia, comércio, pequenos e médios negócios. Claro que são de suma importância, mas precisamos falar também sobre o fator humano e a saúde mental.

Diante dos cenários do novo coronavírus muitas pessoas estão sem dormir, trabalhar e até mesmo comer direito. E não se trata nem somente do medo de contrair a doença, mas também o aumento expressivo de casos que são noticiados de hora em hora pela grande mídia. A rotina mudou e os impactos totais ainda não podem ser avaliados.

Isso tudo pode afetar a saúde mental das pessoas, principalmente as pré- dispostas a terem ansiedade e depressão, pois fatores desconhecidos trazem insegurança, principalmente os de nível mundial.

O que podemos fazer para tentar amenizar os danos psicológicos nesse período?

Lembre-se de manter contato com as pessoas que ama, principalmente seus pais e/ou avós, nesse momento, a tecnologia pode ser aliada, chamadas de vídeo, mensagem, uma ligação. Se você sabe que algum amigo ou familiar sofre de ansiedade e/ou depressão tente manter sempre contato com ele e lembrá-lo de que ficará tudo bem. Combine chamadas em grupo com amigos, familiares, lembre de histórias divertidas, pode ser uma ótima maneira de se divertir e passar o tempo com quem se gosta, mesmo que do outro lado da tela.

ROTINA

Se você está trabalhando em casa, mas ainda não conseguiu estabelecer uma rotina vamos tentar te ajudar:

- Estabeleça um horário para acordar, tão logo faça seu devocional com Deus. Lembre-se que ele é o autor e consumador da nossa fé. Nas primeiras horas, se possível, desconecte-se com as notícias da TV. Tome um bom café da manhã e tente não ficar o dia inteiro de pijama, mas se vista de forma confortável e crie um ambiente agradável para a realização das suas atividades;

- Separe um horário do dia para fazer algum tipo de atividade física. O ideal é evitar ir à academia, mas existem vários aplicativos de exercícios para fazer em casa mesmo. Caso você possua um bom jardim, aproveite para praticar exercícios aeróbicos. Exercitar o corpo ajuda a diminuir os níveis de estresse em geral. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), exercícios físicos aumentam as concentrações de serotonina e endorfina;

TERAPIA ONLINE

Muitos psicólogos já estão atendendo online, o que é a medida recomendada já que precisamos ficar em casa. Então prevenção não significa deixar de cuidar da saúde mental. Caso você já faça terapia, converse com seu profissional sobre a possibilidade de atender online, assim você mantém seu tratamento e o profissional mantém sua renda. Todos ganham.

Se você ainda não faz terapia e sente que está muito ansioso, é hora de começar a cuidar da saúde mental. Procure por um profissional, agende uma consulta online e inicie o tratamento. A terapia é uma grande aliada em diferentes momentos da vida, em um momento de pandemia não seria diferente. Um profissional capacitado pode ajudar a lidar com medo, pânico e outras dificuldades que aparecerem.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu que essa crise gera um forte estresse e aconselha que as pessoas procurem evitar ler, ver ou ouvir repetidamente notícias que provoquem sentimentos de ansiedade ou aflição.

Nas nossas redes, tem dicas de atividades, filmes, museus online, atividades familiares, cursos de especialização e muito mais para deixar esse período mais leve, que tal dar uma olhada?

Facebook IR do Bem: https://www.facebook.com/irdobem

Facebook VR Projetos: https://www.facebook.com/VRPROJETOS

Instagram IR do Bem: https://www.instagram.com/irdobem/

Instagram VR Projetos: https://www.instagram.com/vr.projetos/

Lembre-se multiplique amor, doe seu tempo, ajude ao próximo, pois tudo isso vai passar e em breve ficará tudo ficará bem! Estamos juntos.

#IRdoBEM

 

CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

About the author / 

admin

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *